O ser e o fazer política são essenciais a partir do instante em que o homem decide viver em sociedade. A política é uma circunstância intrínseca do viver comunitário seja num pequeno grupo, seja numa Nação de milhões. A boa política é a condição para o equilíbrio e a coesão do todo e para o avanço e desenvolvimento de todos.

Uma política verdadeira e íntegra precisa responder a, pelo menos, estes três desafios:

 

a) Ser solução de problemas;

b) Dar a síntese (administrar para o todo);

c) Prospectar o futuro (visão de longo prazo).

 

Dado o tamanho do desafio é preciso uma capacitação à altura, e a isso se propõe a Pós-Graduação em Alta Política.

Um bom e grande político para ser um gestor público eficiente deve ter uma formação humanística ampla. Deve conhecer do direito à história, da arte à administração, do nacional ao internacional, da comunicação à filosofia. Precisa ter uma formação que o possibilite compreender todos os aspectos do Humano; suas culturas, suas crenças, suas regras, sua arte, sua história, seus medos, seus modos. Ele precisa de uma formação erudita e prática. Assim, ao final, poder sempre ser a síntese melhor ao homem; ao humano, na cidade, no estado ou no país.

 

Objetivo Geral

Formar líderes políticos, operadores sociais e assessorias com uma visão ampla e diferenciada da política nacional e internacional. Formar políticos e gestores com capacidade de análise e decisão, usando todos os instrumentos, da razão à intuição; que tenham um olhar para o público, para o privado e para o social. Preparar os operadores para o desafio dos episódios eleitorais bem como fundamentar as bases da boa gestão pública.

 

Público alvo

Indicado para políticos, líderes setoriais, empreendedores, estudantes e profissionais da comunicação e marketing político, assessores políticos, gestores públicos, membros dos diversos conselhos municipais e estaduais, dirigentes partidários, terceiro setor, e profissionais que atuem ou pretendam atuar em gestão e administração pública das mais diversas áreas.

 

Estrutura do Curso

Psicologia do Líder Político
Fundamentos do Direito Constitucional Brasileiro
Prática Política I – (Fundamentos Filosóficos e Éticos da Política)
Planejamento Estratégico de Marketing Político
Comunicação e Imprensa
História e Cultura Humanista
Psicologia Social e do Voto
Noções do Direito Eleitoral Brasileiro
Prática Política II – (A Política Contemporânea e o Terceiro Setor)
Marketing Eleitoral
Gestão de Políticas Públicas
Prática Política III – (Planejamento Estratégico da Campanha Eleitoral)
Metodologia Científica Prática – TCC
Identidade Brasileira

 

 

Conheça alguns professores  (todos tem experiência prática de muitos anos na área política e pública).

 

Vicente Joaquim Bogo – Deputado Federal Constituinte, foi vice-governador do RS; Secretário-Executivo do CODESUL; Especialista em Filosofia Política, Educação e Sociologia; docente universitário.

 

Elaine Macedo – Juíza Eleitoral; Doutora em Direito; Presidente do Instituto Gaúcho de Direito Eleitoral – IGADE e docente universitária.

 

Laura Gluer – Jornalista e Doutora em Comunicação; Assessora de Comunicação e Consultora em Crises de Imagem. Docente universitária e diretora da Associação Riograndense de Imprensa.

 

Ana Paula Fett Dixon – Jornalista e empresária; Mestre em Comunicação Social; Especialista em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Madrid; docente universitária.

 

Maurício Fernandes – Graduado em Direito, Especialista em Direito Ambiental, Mestre em Direito; Advogado, consultor e professor universitário; Fundador e Diretor da UBAA – União Brasileira da Advocacia Ambiental; Membro da Comissão de Direito Ambiental da OAB/RS.

 

Ângelo Accorsi – Psicólogo e empresário; Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo-RU; Mestre em Psicologia Social; Doutorando em Psicologia Clínica; pesquisador e docente em cursos de graduação e pós-graduação.

Vera Lúcia Rodegheri – Psicóloga e psicoterapeuta; Especialista em Psicologia pela Un. Estatal de São Petersburgo-RU e Mestre em Psicologia Social; docente universitária.

Julio Cezar de Almeida Pujol – Consultor Político e empresário; Professor de História; Especialista em História do Brasil com MBA Identidade Empresarial. Coordenador Pedagógico da Pós-Graduação em Alta Política.

 

Miriam Müller – Relações Públicas com Especialização em Psicopedagogia Institucional (RJ), Consultora em Responsabilidade Social Empresarial (AES Sul, Embratec, Vale, Ecoplan, entre outras), Consultora de Projetos da ONG Parceiros Voluntários.

 

Celso Bernardi – Advogado e professor. Foi Secretário Municipal, Secretário de Estado, Deputado Estadual e Deputado Federal. Concorreu ao governo do RS. É presidente do PP-RS. Professor convidado.

 

Zeca Honorato – Publicitário, professor, consultor e palestrante. Atua há 25 anos na área de marketing. Trabalhou em mais de 90 campanhas eleitorais como marqueteiro.  Foi presidente da Associação Riograndense de Propaganda.

 

Carlos Siegle – Sociólogo e pós-graduado em Gestão Pública (UFRGS).  Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Relações Institucionais de Porto Alegre. Corrdena o Orçamento Participativo. Atua há mais de vinte anos em campanhas eleitorais.

 

Professor Dr. Mário Lima – Doutor em economia do Desenvolvimento. Como
economista e professor universitário atua nas áreas de políticas públicas, finanças
públicas, gestão pública, desenvolvimento regional, urbano e metropolitano.

 

Claudete Pelicioli – Advogada com especialização em direito tributário (FUNJAB/UFSC), especialização em Psicologia, São Petersburgo (Rússia), MBA em Direito da Economia da Empresa (FGV), MBA – Identidade Empresarial (AMF), Especialização em Direito do Trabalho e Mestranda em Ciência Jurídica (univali/sc).

 

José Ivo Sartori – Ex-governador do Rio Grande do Sul. Foi Vereador e prefeito em Caxias do Sul, Deputado Estadual, Secretário de Estado e Deputado Federal. É professor de Filosofia formado pela UCS.

 

Silomar Garcia Silveira – Presidente da UVERGS (União dos Vereadores do Rio Grande do Sul). Licenciado em Letras, Advogado, Especialistas em Direito Público, Pós-graduado em Advocacia Municipal – UFRGS e Pós-graduado em Direito Eleitoral.

 

 

Duração:

Início: 25/06/2021
Conclusão: Maio de 2022

 

 Vagas Limitadas

Para inscrever-se no Curso de Pós-Graduação em Alta Política envie um e-mail para altapolitica@monteirolobato.com.br e solicite o Formulário Padrão de Inscrição.

 

Seleção:

Os inscritos deverão preencher e enviar o Formulário Padrão de Inscrição para a coordenação da Pós-Graduação em Alta Política através do e-mail altapolitica@monteirolobato.com.br.

 

A coordenação do curso analisará o Formulário Padrão de Inscrição e responderá ao candidato em até 48 horas informando o aceite para a participação na turma.

 

  • Matrículas:

Os candidatos selecionados terão até 5 dias úteis para efetuar a sua matrícula na secretaria da Faculdade Monteiro Lobato munidos da documentação necessária.

Turno

Aulas semanais às sextas-feiras das 19h às 21h45min

 

Política de descontos

Turma Especial: já está com 30% de desconto

Pagamento à vista: 5%

Coordenador:

Prof. Julio Pujol

(51) 99984-3985