Conheça a Faculdade Monteiro Lobato

A Sociedade Educacional Monteiro Lobato é um complexo educacional , com Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Educação de Jovens e Adultos (presencial e a distância) e Escola de Ensino Médio Seriada.

É considerada uma empresa-modelo em termos de relacionamento direção-professor-aluno, que tem como missão “Melhorar vidas através do ensino”.

LINHA DO TEMPO

  • 1958 – Fundação da Sociedade Educacional Monteiro Lobato – escola de preparação
    para os exames de madureza.
    Durante a década de 60, 70 e 80 o Monteiro Lobato foi um dos maiores
    supletivos de Porto Alegre, aliás, o único que ainda existe.
  • 1989 – Um dos primeiros Supletivos do Rio Grande do Sul a poder certificar seus
    alunos sem a necessidade de provas aplicadas pela Secretaria da Educação.
  • 1997 – Mudança para a atual sede
  • 1998 – Autorização da Escola de Ensino Médio
  • 2003 – Credenciamento como IES e autorização dos Cursos de Administração e
    Ciências Contábeis.
  • 2008 – Autorização do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental
  • 2008 – Autorização do Curso de Tecnologia em Produção Cênica
  • 2010 – Autorização do Curso de Pedagogia
  • 2011– Autorização do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de
    Sistemas
  • 2013 – Autorização do Curso de Tecnologia em Marketing
  • 2013 – Autorização do Curso de Tecnologia em Recursos Humanos
  • 2015 – Autorização do Curso de Tecnologia em Logística

ATUAÇÃO

Em relação à Educação Básica, atualmente a mantenedora oferece Educação de Jovens e Adultos no Ensino Fundamental e Médio nas modalidades presencial e a distância e Escola de Ensino Médio.

Já em relação ao Ensino Superior, todos os cursos autorizados já foram reconhecidos pelo MEC, com exceção de Pedagogia que deixou de ser oferecido, e do Tecnólogo em Logística, que está em processo de reconhecimento. Tramitam atualmente no MEC os pedidos de autorização dos Cursos de Direito e de Psicologia.

Além das graduações são trabalhadas pós-graduações com aderência às áreas dos cursos superiores reconhecidos.

PALAVRA DO DIRETOR

Existem momentos na história em que determinados assuntos viram tabus. Não há menor dúvida que falar em política atualmente causaria calafrios na maioria dos brasileiros. Isto significa que devemos deixar falar e pensar em política, que devemos deixar as coisas como estão para vermos como é que ficam?

Não, é exatamente neste momento que precisamos mais do que nunca da política. A política é uma arte, que precisa ser exercitada. É certo que não vem sendo utilizada para o bem em nosso país há muito tempo. E os únicos culpados por isto somos nós mesmos, pois deixamos que uma classe, composta em sua maioria, por pessoas que pensam em si, antes de pensar no coletivo, assumissem o poder político em nosso país.

A única maneira de transformarmos o Brasil em uma verdadeira nação em que o Estado cumpra com o seu dever de zelar pelo bem estar social é através da política. O quanto a corrupção endêmica, que tomou conta de nossa capital federal, atingindo desde os mais liberais, até aqueles que pregam um Estado grande e paternalista, não reflete o que ocorre em nossas sociedade? Quantos de nós tem certeza, que chegando ao poder, não entrariam no jogo dos poderosos, para manter o status quo?

Para isto precisamos estar preparados e por isto a Faculdade Monteiro Lobato se associou ao
projeto da criação de, primeiro, uma Pós-Graduação, para em seguida a se associar ao Portal e à Revista Alta Política.

Não basta queremos mudar, primeiro precisamos saber como mudar. A política precisa ser vista como uma faceta importante de nossa sociedade e não mais como um caminho para melhorar de vida. Não nos basta querer o bem, temos saber como fazê-lo. Temos a pretensão de como instituição de ensino fazer a nossa parte, nos associando a este grande projeto da Alta Política, pois é somente através do ensino que vamos construir um país melhor.

É através de uma formação completa para aqueles que querem ingressar na política que vamos fazer um país para todos. Não precisamos somente de conhecimento, mas também de valores e quando construímos em parceria o curso, tínhamos e temos a convicção da importância de disciplinas como ética e filosofia da política. Além disso, é fundamental centramos nossos esforços na estão, pois um país tão rico como o Brasil, bem gerenciado não pode dar errado.

Nada mais oportuno neste momento do que a célebre frase do ex-presidente Americano John F. Kennedy:
Não pergunte o que seu país pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer por seu país“.

Nós da Faculdade Monteiro Lobato estamos fazendo a nossa parte e temos a certeza que se cada um fizer a sua parte construiremos um Brasil melhor. Sem dúvida estamos agindo na direção do que prega a nossa missão, ou seja, melhorar a vida das pessoas através do ensino.